Vocabulário de Objetos Litúrgicos
- Colarinho Romano
- 3 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2022
Os itens listados abaixo são aqueles normalmente usados na Liturgia romana e estão distribuídos em ordem alfabética. À medida do possível e do necessário, o vocabulário será atualizado, bem como serão adicionadas imagens demonstrativas.
Âmbula (ou Píxide; ou Cibório): Recipiente de metal nobre utilizado para portar as partículas para a comunhão dos fiéis. Ao menos seu interior deve ser banhado a ouro.
Bandeja de Comunhão: Espécie de patena utilizada para a comunhão dos fiéis, a fim de aparar fragmentos que possam cair das mãos do ministro.
Bolsa de Corporal (ou Bursa): Bolsa feita de duas partes rígidas unidas por tecido. Seu uso se deve para proteger o corporal, que pode conter fragmentos do Corpo de Cristo após a celebração.
Caldeirinha e Aspersório: Objetos utilizados para aspergir água benta.
Cálice: Utilizado para portar o Sangue de Cristo na Santa Missa. Pode ser feito de qualquer metal nobre, mas importa que o interior da copa seja ao menos banhado em ouro.
Carrilhão: Conjunto de sinos tocados nas celebrações.
Castiçal: Objeto utilizado para portar a vela no altar e nas procissões. O castiçal de procissão pode possuir um cabo maior para ser portado.
Círio Pascal: Grande vela tradicionalmente feita com cera de abelha e cravada com 5 cravos, que representam as chagas de Cristo. O Círio simboliza a Luz do Cristo ressuscitado.
Conjunto do Cálice montado: Ao lado, o conjunto de Cálice montado com todos os objetos citados anteriormente.
Conopéu: Véu que cobre a porta do Sacrário.
Corporal: Tecido retangular de linho ou algodão utilizado sob os vasos sagrados na Santa Missa. Seu uso se deve ao cuidado com possíveis fragmentos que possam cair da hóstia durante a celebração.
Cruz: Crucifixo utilizado no altar e/ou levado nas procissões. O crucifixo de procissão pode possuir um cabo maior para ser portado. Normalmente se usa um pequeno no altar e um grande nas procissões.
Galhetas: Recipientes utilizados para portar o vinho e a água que serão utilizados na Santa Missa.
Jarra e Bacia: Utilizadas para lavar as mãos do sacerdote no ofertório. Juntas ao manustérgio formam o conjunto Lavabo.
Manustérgio: Toalha usada em conjunto com a jarra e a bacia, formando o lavabo.
Matraca: Objeto que substitui os sinos na quaresma e semana santa.
Naveta: Recipiente de metal, normalmente no formato de um navio, utilizado para portar incenso.
Ostensório: Objeto utilizado para portar o Santíssimo Sacramento em adorações solenes. Custódia é a parte transparente onde fica exposta a hóstia. Luneta é a meia-lua que segura a hóstia na custódia.
Pala: Pequeno tecido retangular, revestido de entretela ou acrílico para ficar rígido, usado para cobrir o Cálice durante a Missa e proteger seu conteúdo. Pode ser sempre branco ou da cor litúrgica do dia.
Pálio Processional: Espécie de tenda utilizada para levar o Santíssimo Sacramento em procissão solene.
Patena: Pequeno pratinho de metal nobre utilizado para portar o Corpo de Cristo durante a Santa Missa. Importa que seja feito de metal nobre, preferencialmente banhado a ouro.
Sanguíneo (ou Sanguinho): Toalhinha de linho ou algodão utilizada para absorver eventuais gotas do Sangue de Cristo que possam ficar no Cálice após a purificação. Sua cor é sempre branca, mas pode conter bordados com a cor litúrgica do dia.
Teca: Recipiente utilizado para levar a Comunhão aos enfermos. Ao menos seu interior deve ser banhado a ouro.
Turíbulo: Objeto utilizado para incensar. É feito de uma base sustentada por três correntes presas a um objeto no formato de prato, onde o ministro o segura. Na base fica armazenado o carvão em brasas, e a tampa é aberta por uma quarta corrente, que passa no meio das três outras e se prende ao centro do apoio.
Vasos dos Santos Óleos: Vasos que portam os Óleos abençoados na Missa do Crisma. Em alguns locais, também são chamados de Âmbulas.
Véu de Âmbula: Véu utilizado para cobrir uma âmbula que contenha o Corpo de Cristo.
Véu de Cálice: Tecido retangular utilizado para cobrir o conjunto de Cálice. Pode ser sempre branco ou da cor litúrgica do dia.
Yorumlar